Assine meu blog!

Add to Google Reader or Homepage

Subscribe in a reader

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Falando sobre Microsoft Student Partner. O que é o programa?

Oi pessoal, neste blog explico um pouco do programa Microsoft Student Partner que faço parte desde maio deste ano.

Microsoft Student Partner é um programa criado pela Microsoft aproximadamente em 2003 e tem por objetivo proporcionar crescimento e conhecimento para estudantes da área de TI. Como toda parceria, um ajuda ao outro e cada um obtém seu benefício. De um lado, o estudante MSP, ganha conhecimento, maturidade profissional, contato com grandes profissionais da Microsoft, concorrer a prêmios, viagens, acesso à vagas internas da Microsoft, indicações e, como não posso negar, o orgulho de poder andar junto com uma empresa como a Microsoft.

Vocês devem estar perguntando "E o que a Microsoft ganha com isso?" Ganha e muito! Todas as atividades realizadas por um MSP são focadas em Tecnologias Microsoft, óbvio! E isso é ótimo, pois nós MSP´s temos o desafio de nos aprofundar nessas tecnologias para poder passar o conhecimento adiante. E com isso, as tecnologias da Microsoft são muito bem difundidas e melhor: Não apenas apresentamos a tecnologia, mas também seus pontos fortes, o diferencial em usar uma tecnologia da Microsoft.

Infelizmente só fui vir a saber do programa neste ano mesmo, quando foi realizado um evento na minha faculdade onde foi apresentado à todos o programa. Na hora fiquei interessada e já fiz a inscrição, passei pelas etapas e cá estou. Vou explicar um pouco como funciona o programa, para mais detalhes, visitem Microsoft Student Partner.

Como me torno um Microsoft Student Partner?

  1. Verificar se o período está aberto parra novas inscrições ;
  2. Escolher a área de sua atuação. São elas: Infraestrutura e Desenvolvimento.
  3. Realizar avaliação referente à área escolhida, que será enviada pelo atendimento do programa e obter no mínimo 70% de aprovação;
  4. Ter indicação de algum outro MSP ou funcionário da Microsoft;

Depois disso, tem uma outra condição que é a área geográfica onde você se encontra. A Microsoft dá preferência à alunos que estejam em uma região onde não tenha tanta incidência de MSP´s. Por exemplo, se tiverem 4 vagas e de 8 alunos aprovados, 4 forem da capital de São Paulo e os outros 4 foram de uma cidade distante, a preferência será sobre esses últimos. Mas isso não quer dizer, que os outros 4 de SP vão ser descartados, eles serão aproveitados assim que tiver nova oportunidade, até mesmo por desistência de outros.

O que devo fazer como Microsoft Student Partner?

Bom, na minha opinião, a primeira providência a ser tomada é comunicar a sua faculdade/colégio/empresa de sua nova conquista. Se necessário existe até uma declaração já feita pela Microsoft disponível para os MSP´s. Depois disso procure saber quem é o seu líder (Lead). Para cada região existe um Lead e um Co-Lead.

Depois disso, mão na massa. Gente pra te ajudar é o que não falta. Para aqueles que sofrem com a timidez de falar em público, existem "n" atividades que não necessariamente exijam que o MSP palestre. Por exemplo, escrever em blogs, divulgar notas em seu site, em jornais, televisão, ajudar na organização de eventos, escrever tutoriais, gravar webcasts, liderar células, e por aí vai... Mas aviso que uma hora ou outra você terá que se arriscar a falar, é até bom pra quebrar barreiras e se aprimorar. Todos sabemos que falar em público não é fácil ainda mais para o público de TI, que é crítico demais, falo por mim rsrs.

A Microsoft tem um esquema de pontuação para cada atividade realizada e reportada. Mas vale lembrar que o mais importante não é a pontuação mas sim o conhecimento e networking obtido durante a vida MSP. Vale a pena participar!!

Até mais!

Nenhum comentário: